Complemento - 05 de fevereiro de 2018
 
 

SERPROS se torna "ESI" e passa a contar com a supervisão permanente de três fiscais da PREVIC

Mário Evangelista
Conselheiro Fiscal eleito do SERPROS

Desde o dia 12 de janeiro de 2018 o nosso fundo de previdência passou a ser considerado como uma ESI – Entidade Sistemicamente Importante – para a PREVIC, classificação que foi criada em maio de 2017 para enquadrar os fundos de pensão que necessitam de uma maior atenção na fiscalização, principalmente depois dos vários escândalos divulgados na mídia.

Nesta condição de ESI, o nosso SERPROS entra agora num processo de supervisão permanente pela PREVIC, com uma equipe dedicada avaliando diferentes aspectos ao longo do ano. Foram designados três profissionais da PREVIC, coordenados por um Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, e estão autorizados a solicitar documentos, informações, bem como realizar diligências a qualquer tempo no SERPROS.

Como conselheiro e participante achei muito bom sermos enquadrados como ESI, pois teremos uma fiscalização constante no nosso SERPROS e isto envolve acompanhar os atos da Diretoria, dos Conselhos e da gestão como um todo, evitando que os desvios de finalidade do passado não mais ocorram, ou sejam prontamente combatidos, e inevitavelmente seremos monitorados constantemente sobre o nosso trabalho no Conselho Fiscal, no Deliberativo e na Diretoria.

Um outro ponto que deve ser avaliado é em relação à nossa política de investimentos. Agora que estaremos permanentemente supervisionados como ESI, precisamos entender como será tratado este assunto, considerando ser um dos principais motivos de desvios e da intensa fiscalização da PREVIC. Para que isso seja bem esclarecido, solicitamos a presença dos 3 auditores da PREVIC, designados para fiscalizar permanentemente o SERPROS, em nossa primeira reunião ordinária do COF em 2018, que se realizou na semana de 29/01 a 02/02, para alinhamento dos trabalhos entre estas entidades, entre conselheiros e auditores.

Poderemos aprender muito com esta supervisão permanente, além de pessoalmente considerar uma segurança na governança do nosso SERPROS sobre todos os aspectos.

Quem desejar saber mais sobre ESI, pode clicar aqui.

05/02/18 - COMPLEMENTO

 
     
 
As notícias dos boletins anteriores podem ser acessadas pelo site www.aspas.org.br
 
 
Este boletim foi enviado pela assessoria de comunicação da ASPAS.
Se você não deseja receber mais o Boletim, envie uma mensagem para cancelar@aspas.org.br
 
 
Acesse www.aspas.org.br